Programa TUS Feminino

Transtornos por Uso de Substâncias

Quando falamos em saúde mental, as particularidades das mulheres devem ser levadas em consideração. Pensando nisso, o Instituto Bairral inaugurou uma unidade de tratamento de TUS (Transtornos por Uso de Substâncias) específica para o público feminino.

Participar do Programa

O Universo Feminino

Compreendemos o universo feminino e a importância de considerarmos os momentos específicos da vida da mulher para uma recuperação mais rápida e duradoura. Estamos falando de mães, esposas, filhas, trabalhadoras e cuidadoras que precisam receber cuidados específicos. Dessa forma, elaboramos o programa de tratamento direcionado para o público feminino, com atividades realizadas por terapeutas e conselheiras mulheres.

Entre em contato agora

O que é o Programa TUS?

Um programa de tratamento para pacientes com Transtornos por Uso de Substâncias (TUS) que buscam recuperação devido ao uso abusivo de álcool e outras drogas. Essa abordagem é realizada em três etapas: desintoxicação, conscientização e prevenção de recaídas, com a reinserção social e familiar.

Qual a duração do tratamento?

A duração de cada fase depende da evolução do paciente no tratamento, de acordo com seu estágio emocional e conforme os atendimentos e atividades estipulados no planejamento terapêutico.

Cuidados Individualizados

O programa é personalizado para o tratamento de acordo com o gênero e a singularidade de cada paciente, de forma que é possível trabalhar questões específicas, considerando todas as necessidades de saúde e as vulnerabilidades individuais.

Atividades Terapêuticas Diferenciais

Capacitação para retomada da autonomia e do autocuidado.

Estudo de passos com

enfoque para mulheres.

Discussões temáticas voltadas ao universo feminino.

Atividades físicas específicas, como aeróbica, funcional e ginástica localizada.

Entre em contato agora

Intervenções

Consideramos que a dinâmica feminina por si só pode trazer temáticas e momentos específicos da vida da mulher, como a gestação, as diferenças de metabolismo e a sexualidade. No Bairral, todos esses fatores são abordados de forma individualizada, conforme a necessidade de cada paciente nas seguintes intervenções:

Psicologia

Grupo de sentimentos, grupo de desintoxicação, grupo de conscientização, prevenção de recaídas, treino de habilidades específico para mulheres com terapeutas mulheres.

Terapia Ocupacional

Autocuidado, estimulação cognitiva, processos criativos e planejamento ocupacional.




Serviço Social

Abordagens individuais mediante as necessidades de cada paciente e de seus familiares.




Educador Físico

Atividades que visam à melhora do sistema cardiorrespiratório e muscular através de atividades físicas, ginástica localizada, recreação e treinamento funcional.

Terapeutas

Grupos de temas relacionados ao uso de substâncias, prevenção à recaída, biografia, partilha, perguntas e respostas e estudo dos 12 passos com enfoque para as mulheres.

Conselheiras

Dinâmica de grupo, discussão de filmes terapêuticos, fogueira de sentimentos, reforço positivo, grupo de metas e

espiritualidade.


Como entrar no programa?

Para fazer parte do programa de Transtornos por Uso de Substâncias (TUS) feminino é necessário realizar uma avaliação diagnóstica adequada com a nossa equipe de atendimento.


Pedimos, gentilmente, que preencha corretamente todos os campos do formulário ao lado e aguarde o contato da nossa equipe de atendimento. Entraremos em contato dentro do prazo máximo de 48h. Lembre-se: você não está sozinha!

Seus dados estão protegidos conosco.